Veja o que você precisa ensinar ao seu cachorro filhote
Quem não ama filhotinhos de cachorro? Fofos e engraçadinhos, eles conquistam atenção e deixam charme em qualquer lugar. Mas, trazer um cachorro para sua casa exige uma grande responsabilidade, independente da idade dele. Porém, quando se trata de filhotes, essa responsabilidade é maior ainda. A maneira como ensinamos nossos filhotes vai influenciar como ele vai ser quando adulto, por isso eduque sempre de maneira positiva e não utilize punições. Hoje vamos falar sobre isso e o que você precisa ensinar ao seu cachorro filhote para que vocês consigam conviver em plena harmonia.
Vamos lá?
Vacinar: um ato de amor
Ter um cachorro, seja filhote ou não, é como ter uma criança, não tem jeito! E eles também tomam vacinas – que devem seguir um calendário anual. É fundamental imunizá-los desde pequenos para protegê-los contra muitas doenças graves, também ajudam a preservar a saúde de quem queremos ter por muitos anos ao nosso lado.
As vacinas de cachorro mais importantes são a V8 ou V10 (que protegem contra diversas doenças), contra raiva, leishmaniose, leptospirose e giardíase. Da mesma forma, existem outras, que podem ser recomendadas pelo veterinário.
Lembre-se: é preciso ficar atento às datas de reforços, muitas vezes anualmente. Sem dúvida, investir em prevenção é a maior prova de cuidado e amor com seu pequeno!
Cocô e xixi no lugar certo
Um dos maiores medos ao adotar um novo cãozinho é a parte de ensinar onde o filhote deve ou não fazer suas necessidades. O que fazer? Antes de mais nada, respire fundo e lembre-se que ele é como uma criança que está aprendendo e descobrindo, portanto, tenha paciência pois essa fase passa!
Escolha um lugar seguro e limpo para que o filhote faça suas necessidades. Esse espaço tem que ficar longe de onde ele come e dorme, por questões de higiene e adestramento.
Crie rotinas: elas são muito importantes para que ele entenda qual é o comportamento esperado! Não só para o xixi e cocô, afinal essa dica pode ser aplicada em todo o dia a dia do cachorro.
Seja paciente! Cães levam tempo para criar um hábito e entender que um comportamento é o correto. Reprimi-lo e esfregar seu nariz na urina ou fezes dele são atos de agressão que não ajudam em absolutamente nada, viu?
E não se esqueça: toda vez em que ele acertar o cantinho do xixi e do cocô, recompense-o com um carinho ou petisco pequeno. Ele se sentirá motivado, respeitado e amado. Com tempo, amor e paciência, tudo se resolve!
Ensinar ao seu cachorro filhote a dormir no lugar certo
É muito comum o dono comprar uma caminha ou uma casinha nova e o cão não usar. Estimule-o para que ele vá até a caminha, jogando um pedacinho de petisco. Quando o cachorro estiver nela, elogie e faça carinho. Com isso, ele terá uma associação positiva com esse espaço. Deixe a cama na sala por alguns dias e incentive que o cachorro fique lá.
No começo, pode ser um pouco difícil para ele se acostumar a dormir sozinho, mas é possível que, aos poucos, ele se adapte e acabe gostando de ter um cantinho só dele!
Depois, a leve para o quarto e, quando ele subir na cama, o coloque novamente na caminha. Com algumas repetições, ele entenderá que deve dormir na caminha dele e o processo será mais rápido, porque ele já estará acostumado a usá-la.
Lembre-se de elogiar e dar atenção quando o cãozinho estiver na caminha: comportamentos que são estimulados, se repetem e sempre são mais agradáveis.
Brincadeiras e socialização com seu cãozinho
Brincar é, sem dúvida, uma das coisas que o seu amigo peludo mais vai exigir. Por isso, não é incomum que você esteja se perguntando quais são os melhores brinquedos para filhotes!.
Por meio das brincadeiras, os filhotes realizam diversos aprendizados que determinarão fatores em sua vida adulta, como o autocontrole, a propriocepção e a interação adequada com os demais.
Uma boa dica é providenciar brinquedos feitos de materiais resistentes, como borracha dura, o que os torna difíceis de quebrar para a maioria dos cachorros. Assim, são projetados para que o seu filhote se distraia e passe longos períodos mastigando com segurança um objeto adequado para ele, evitando que faça isso com algo inadequado como um sofá, tapete ou chinelo.
Além disso, as brincadeiras também são um meio de fazer exercícios, de socialização e de lazer. A socialização é a parte mais importante no desenvolvimento do filhote. Se o filhote não for socializado ou se isso for feito de forma errada, esse cão vai se tornar um adulto que não sabe interagir com outras pessoas, animais e lugares diferentes, e o resultado disso vai depender muito de cada um.
Alguns cães podem ficar super excitados, ansiosos na presença de pessoas ou outros cães, ficar distraídos e sem foco, enquanto outros podem ficar super medrosos, reativos e inseguros. Por isso, não deixe de pesquisar a fundo como fazer a socialização e adaptá-la à sua rotina!
E agora, o que não fazer ao ensinar ao seu cachorro filhote?
Muitos tutores não conseguem falar não ao seu cão, mas esse comando é extremamente importante e é necessário se esforçar para conseguir ensinar ao seu cachorro filhote (ou adulto!). Aprendendo a dizer não você conseguirá ser um líder muito melhor para o seu cão e mantê-lo ainda mais saudável, e claro, obediente, evitando vários problemas e até mesmo acidentes. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:
Não cometa o erro de dizer o não antes ou após o nome do seu cão. Isso fará seu peludo acreditar que o não faz parte do nome dele e que você só o está chamando. Dizer frases inteiras como “não suba no sofá” também não é bom.
O ideal é dizer apenas o “não”, mesmo que você precise repetir muitas vezes. E pode acreditar, no início você dirá muitas vezes. Mas é importante que diga apenas o “não”, assim ele entende o significado da palavra.
Lembre-se que você precisa dizer “não” na hora certa. Não adianta sair falando a qualquer momento ou para algo que ele fez há muito tempo.
Ainda ficou com alguma dúvida? Aqui, no blog da Agroverde nós já ensinamos várias coisas relacionadas a esses companheirinhos. Portanto, continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Aqui na Agroverde você encontra diversas opções de produtos que vão te ajudar a preparar seu lar para seu bichinho! É só visitar nossa loja online ou correr para a unidade mais próxima de você!