Quais são os cuidados essenciais para um aquário?
Você também faz parte do time de pessoas que gosta de observar o vai e vem dos peixes em um aquário? Muita gente acha que contemplar os peixinhos é altamente relaxante e até mesmo curioso.
Mas você sabia que são necessários alguns cuidados com o aquário para que os peixes vivam bem conforme suas necessidades de sobrevivência?
Se você já pensou e planeja ter um aquário em casa, é importante se informar um pouco antes de comprar os equipamentos necessários e os peixes.
Por isso, nós da Agroverde preparamos este artigo com dicas e cuidados essenciais para manter seus peixinhos de maneira adequada e saudável. Não basta apreciar, você precisa ter um certo conhecimento sobre esses animais para criá-los adequadamente.
Continue lendo e vamos explicar tudo!
1. Qualidade e demais características da água
Sim, você pode utilizar água da torneira em seu aquário. No entanto, é necessário que antes de colocá-la no aquário ela descanse por, pelo menos, 2 dias para que o cloro evapore e os metais pesados — como o chumbo, por exemplo — decantem no fundo do recipiente.
A boa notícia é que existem produtos no mercado que retiram o cloro e os metais pesados da água sendo possível utilizá-la no mesmo dia. Para isso, basta seguir as orientações do rótulo e respeitar o tempo de ação do produto.
2. Limpeza
A limpeza do aquário deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Se dentro desse espaço de tempo notar que ele está sujo, verifique o sistema de filtragem — que pode ser pequeno para o tamanho do aquário ou para a quantidade de peixes existentes.
Existem, no entanto, formas de verificar essas questões, veja:
● faça o cálculo de quantos litros o aquário comporta: altura x largura x comprimento (em centímetros)
● com o resultado da multiplicação acima discriminada, divida o total por 1000, obtendo-se, assim, a capacidade em litros do aquário
● multiplique por 4 a litragem que você obteve no cálculo;
● o filtro deve filtrar por hora essa quantidade. Ou seja, um aquário de 15 litros, por exemplo, deve fazer uma filtragem de 60 litros de água por hora.
Para a troca da água, o ideal é retirar a metade da água e repor a outra parte com água limpa.
3. Equipamentos necessários
O filtro externo do aquário é um equipamento muito importante para manter o ambiente saudável para os peixes. É ele o responsável por bombear a água e oxigená-la, bem como manter as bactérias responsáveis por eliminar as impurezas contidas na água.
O filtro interno, que tem como desvantagem ocupar espaço dentro do aquário, não é recomendado para recipientes pequenos. Já o filtro externo traseiro, que é conhecido como hang-on, é considerado o melhor custo/benefício
4. Cuidado com os excessos: de limpeza, de peixes e de comida!
Não exagerar na quantidade de peixes é uma das regras básicas no cuidado com o aquário e manter os animais saudáveis. Quanto mais peixe você tiver, mais restos em decomposição haverá, exigindo um trabalho maior do filtro.
Além do estresse gerado nos peixes pela falta de espaço, um aquário superpopuloso é muito difícil de manter. Isso porque a produção de substâncias tóxicas é muito maior e é grande a chance de faltar oxigênio.
Você já deve ter ouvido o ditado que diz que peixe morre pela boca, não é? Mas não é que os peixes comam muito. O que ocorre é que os alimentos não consumidos pelos peixes vão parar no fundo do aquário. Ali eles começam a se decompor e a liberar amônia, uma substância tóxica que, se não filtrada, acaba por matar os peixes.
5. Tamanho do peixe x tamanho do aquário
Para saber quantos peixes colocar em seu aquário, o ideal é calcular um centímetro de peixe para um litro de água. Seguindo esse raciocínio, ao comprar um aquário de 200 litros, teoricamente seria possível colocar nele 200 centímetros de peixe.
Mas vamos supor que o aquarista adquira 20 peixes de 10 centímetros. Provavelmente esses peixes, quando adultos, podem chegar a 50 centímetros. Sendo assim, ele deve adquirir, então, apenas quatro peixes.
Para não haver erro, nosso conselho é sempre estudar a espécie de peixe que se pretende adquirir e saber o tamanho que ele atinge na fase adulta para então utilizar a base de um centímetro de peixe por litro, mas sempre tomando como referência o tamanho quando adulto.
Aqui na Agroverde S.R. você pode encontrar vários produtos para te ajudar nesta jornada de criar peixinhos, desde alimentação de qualidade até mesmo acessórios para judar no cuidado com o aquário.
Confira nosso blog e fique por dentro de nossas novidades e ofertas!