Como garantir o bem-estar dos pets em apartamento
Ter um bichinho de estimação é muito vantajoso para qualquer família. Além de serem uma companhia para o dia a dia, os pets acalmam, ajudam a aliviar o stress, rendem boas risadas com as brincadeiras e se adaptam rapidamente ao local. E para melhorar, a alegria que eles proporcionam aos moradores não tem preço. Mas, antes de adotar um companheiro, é importante saber que ter um animalzinho exige alguns cuidados específicos pensando no bem-estar dos pets em apartamento que não só ajudam na saúde do animal como também melhoram a convivência.
Mesmo se for sua preferência adotar um gatinho, saiba que também é necessário atenção. Isso porque esses bichinhos têm suas demandas e cuidados específicos, que devem sempre ser observados e levados em conta.
Pensando nisso, nós da Agroverde separamos algumas dicas aqui para te ajudar a preparar o seu apartamento para ter um bichinho ou até mesmo melhorar a qualidade de vida dos que já estão com você! Vamos lá?
Invista em brinquedos
Assim como as crianças, os animais gostam (e muito!) de brincar. Como nem sempre estamos disponíveis para participar das brincadeiras, é importante investir em brinquedos para que o pet se distraia ao longo do dia.
Para os cachorros filhotes, os mordedores são muito bem-vindos, assim como bolinhas ou até mesmo garrafas pet. Já os gatos gostam de objetos que fazem barulho ou de arranhadores, e pode apostar, esse é um excelente investimento para manter seu sofá intacto.
Aposte no adestramento
Esta é uma dica fundamental para quem cria animais em qualquer ambiente. No entanto, torna-se ainda mais importante para manutenção do bem-estar dos pets em apartamento, pois ajuda a evitar mau cheiro e problemas com o pessoal dos prédios vizinhos.
Sabendo disso, capriche no adestramento de seus bichinhos para que eles entendam quais são os espaços destinados para suas necessidades fisiológicas. Com isso, os gatos podem aprender a usar caixa de areia e os cachorros podem usar tapetes higiênicos ou jornal velho.
O adestramento também é útil para evitar barulhos excessivos. Tenha em mente que os latidos de cachorros são uma das principais causas de reclamação sobre animais em condomínios.
Conheça o regulamento do condomínio
De acordo com a legislação brasileira, nenhum condomínio pode proibir a criação de animais domésticos. No entanto, eles podem e devem ter um regulamento estabelecendo os limites de circulação desses animais nas áreas comuns, como elevadores e áreas de lazer. Por isso, fique de olho nas regras de convivência de seu condomínio para evitar dores de cabeça com a vizinhança.
Faça passeios regularmente
Essa dica é fundamental e indispensável para quem tem cachorros, que são bichos muito ativos e tendem a se estressar quando ficam confinados. Como o apartamento não costuma ter área suficiente para correr e brincar à vontade, eles precisam sair para gastar energia na rua. Por isso, não abra mão de fazer uma caminhada ao menos uma vez por dia. Deixe a preguicinha de lado e não abra mão disso!
Adapte seu apartamento
Se você pretende adotar um pet, saiba que sua casa precisa estar adaptada para recebê-lo. É importante que eles tenham um espaço reservado para descanso, um espaço onde eles se alimentam, assim como um “banheirinho” para suas necessidades fisiológicas. Por isso, planeje essas questões antes mesmo do seu bichinho chegar.
Tele as janelas
Se você mora em apartamento e deseja ter um bichinho para te fazer companhia, saiba que alguns cuidados são vitais e o mais importante deles é: tela nas janelas. Muita gente acha que telar janelas em apartamentos é bobagem, mesmo que seja um andar baixo. Mas acredite, não é.
Os gatos, por exemplo, são extremamente inteligentes e não se jogariam de uma janela à toa. Porém, seu instinto caçador ultrapassa seus limites de inteligência em grande parte das vezes. Basta ele estar no parapeito da janela tomando seu sol matinal e avistar um pássaro “dando sopa” que ele não pensará duas vezes antes de tentar capturá-lo.
Dependendo da altura que o bichano cai, ele pode ter muitos ferimentos, não voltar a andar ou mesmo vir a óbito. O mesmo pode acontecer com os cachorrinhos e, claro, acidentes acontecem. Por isso, o melhor a se fazer é prevenir.
Se você tem filhos pequenos e sabe como eles são curiosos, você deixaria as janelas e sacadas sem tela? Provavelmente não. Então por que faríamos isso com os nossos queridos pets?
Com essas dicas, fica bem mais fácil se organizar para oferecer o melhor ao seu amiguinho e garantir bem-estar dos pets em apartamento, né?
Aqui na Agroverde você encontra diversas opções de produtos que vão te ajudar a preparar seu lar para seu bichinho! É só visitar nossa loja online ou correr para a unidade mais próxima de você!
Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro das ofertas!