Como começar uma horta em casa?
Ter uma horta em casa é, realmente, um privilégio. Colher os alimentos fresquinhos e colocar direto no prato confere sabor extra, conforto e praticidade, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação cotidianamente, já que com o cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos.
A horta em casa como um benefício da alimentação saudável pode ser um apelo de ainda mais valor para crianças. O encantamento delas ao ver o desenvolvimento de uma planta, pode tornar o consumo destas plantas muito mais prazeroso.
Além disso, cuidar da horta pode ser uma boa atividade para ser desenvolvida com a família, proporcionando mais tempo com os filhos, ajudando a ensinar lições de responsabilidade e proporcionando contato com a natureza.
Ter uma horta em casa traz também benefícios para o bolso: cultivando os vegetais, você evita gastar com compras em supermercados e feiras. É também um trunfo a mais na decoração – seja a horta dentro do espaço da casa ou no quintal, é uma forma de acrescentar um toque de verde e deixar o ambiente mais fresco e acolhedor.
Sabendo disso, nós da Agroverde trouxemos algumas dicas para você que quer começar uma horta em casa e não sabe como. Vamos lá!
1. Horta em apartamento: tem jeito?
Sim! É possível ter uma hortinha no seu apartamento. Jardineiras, vasos de barro, plástico e até mesmo potes reaproveitáveis, como vasilhames de sorvetes e garrafas pet, panelas e latas, podem ser reutilizados no cultivo. Quem desejar uma peça mais refinada, no mercado, há vasos autoirrigáveis, que trazem mais conforto nas regas para quem não dispõe de muito tempo no dia a dia. Segundo o especialista, a única exigência é que os compartimentos tenham furos na base para favorecer o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes.
2. Escolhendo os vegetais
A variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos possíveis de cultivar em casa é muito grande! Para chegar nas escolhas ideais para você, é preciso levar em conta o espaço disponível, suas preferências e os cuidados que cada espécie exige. Os vegetais mais comuns e mais simples de se manter são:
● Hortelã
● Salsinha
● Cebolinha
● Alecrim
● Alface
● Manjericão
● Couve
● Brócolis
● Espinafre
● Tomatinho cereja
● Cenoura
● Beterraba
3. Como preparar o solo?
Preparar o solo é o terceiro passo para quem quer aprender como fazer uma horta orgânica em casa, pois é por meio dele que a planta receberá seus nutrientes. O solo deve ser fértil e “fofo” (na densidade adequada) para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição.
Além da nutrição, existe a preocupação com irrigação do solo, que deve manter-se úmido, mas nunca encharcado, para que não ocorra a proliferação de fungos ou bactérias.
Para a manutenção nutricional do solo, é possível utilizar diversos adubos orgânicos feitos com o próprio lixo orgânico. Cascas de ovos são uma excelente fonte de cálcio e oferecem uma boa cobertura ao solo.
Aos poucos, você vai aprendendo a utilizar toda a matéria orgânica disponível como adubo orgânico. Se você quiser saber mais, procure pelo Bokashi, um adubo rico em diversos nutrientes e totalmente orgânico que pode ser feito com ingredientes caseiros, como casca de ovos, borra de café, húmus e etc.
4. Prevenindo e controlando as temidas pragas
Quando se pensar em produzir orgânico, é indispensável que seja feita tanto a prevenção, quanto o controle de pragas, pois se você esperar a praga aparecer para tentar controlá-la pode já ser tarde demais.
Por isso, um dos passos mais importantes é mesmo fazer a prevenção e controle de pragas, sendo que existem diversas formas de controlar pragas na horta orgânica e a maioria delas envolve receitas bastante simples e com ingredientes acessíveis.
Existem também técnicas extremamente eficientes e que diminuem o custo da horta orgânica e diminuem o gasto com produtos químicos que, além de destruir o solo, deixam a planta mais “fraca”.
As principais pragas encontradas em hortas, tanto em vasos quanto em ambientes maiores, são pulgões, lagartas e lesmas. Um inseticida natural muito utilizado e eficiente é o óleo de Neem, ideal para o combate de insetos em sua fase larval. Aqui na Agroverde pode encontrar vários produtos eficientes para essa etapa!
Vale ressaltar que é possível começar uma horta mesmo em casas pequenas e apartamentos – tudo o que você precisa é de um cantinho que receba algumas horas de luz natural e investimento de tempo para cuidar das plantas. Anote as dicas e comece a usufruir dos benefícios de ter uma horta caseira.
Se você gostou deste texto e acha que ele pode ajudar mais alguém, envie para seus amigos!
Siga a gente nas redes sociais e conheça mais o nosso trabalho!
E, se precisar de alguma coisa, é só visitar nossa loja online ou correr para a unidade mais próxima de você!