Afinal, qual a dose certa da vacina contra a aftosa?
Neste ano, a dose da vacina contra a febre aftosa foi reduzida de 5 ml para 2 ml em bovinos e bubalinos. A decisão foi tomada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Se você faz parte das pessoas que ficaram em dúvida e sem entender muito bem a decisão, vamos te explicar o motivo da mudança!
Como já falamos aqui em nosso blog, o ato da vacinação é uma prática simples, mas que pode gerar algumas dúvidas. A vacinação é a primeira ferramenta a ser lembrada ao definirmos o manejo sanitário de um rebanho.
Essa prática não é nenhum bicho de sete cabeças, mas requer alguns cuidados especiais e conhecimentos para evitar prejuízos aos produtores e danos aos animais. Além disso, a preparação e os cuidados são essenciais para que o processo de vacinação tenha maior chance de ser bem sucedido.
O produtor rural deve estar bem preparado para realizar a vacinação de forma adequada, minimizando fatores que possam levar a falhas no processo de imunização.
Porque a mudança de 5ml para 2ml?
A alteração da dose atende a uma das demandas do setor produtivo e visa reduzir reações adversas em decorrência do óleo mineral da vacina. Países como Argentina, Uruguai e Bolívia já adotam essa prática com resultados bastante satisfatórios, tanto em relação à diminuição às reações, quanto na preservação da potência da vacina.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a adequação dos métodos de controle de potência e de tolerância pelas quais as vacinas produzidas passam, garantem a eficácia e a segurança do produto.
Com a redução da dosagem, ocorram menos reações nos animais, como caroços e inchaço. Além disso, com frascos menores, as vacinas ocuparão menos espaço, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração. Os laboratórios produtores possuem estoque suficiente do novo produto para atender à demanda dos criadores.
O que mudou no jeito de aplicar a vacina contra a aftosa?
Nada. A forma como a vacina deve ser aplicada continua a mesma! Em um artigo em nosso blog, detalhamos direitinho como esse processo deve ser feito. Vamos relembrar aqui alguns pontos importantes:
Como comprar a vacina contra a aftosa?
Para que não ocorram problemas durante a administração das doses, as vacinas sejam compradas somente em lojas registradas. É necessário que o produto seja armazenada na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.
Como é o processo da vacina contra a aftosa?
Para transportá-las é necessário usar uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre. A vacina precisa ser mantida no gelo até o momento da aplicação. O horário para aplicar no rebanho precisa ser preferencialmente o mais fresco.
Durante a vacinação, a seringa e as vacinas precisam ser mantidas na caixa térmica. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação. Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.
O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Após vacinar todo o rebanho necessário, lembre-se que é preciso preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas.
Se você gostou e achou que esse artigo te ajudou, compartilhe com outras pessoas e confira mais conteúdos em nosso blog!