Afinal, podemos dar petisco para cães?
Cães têm diferentes raças, tamanhos e temperamentos, mas uma coisa em comum entre a maioria é o amor por petiscos. Não dá para negar: toda vez que você mexe em um pacote na cozinha, imediatamente aparece um cachorro feliz do seu lado esperando um agradinho.
O petisco para cães é um grande aliado de mães e pais de cachorros em várias atividades cotidianas. Ele pode ser uma recompensa que ajuda a ensinar um novo truque durante o adestramento, agradar o filhote ou distraí-lo.
Existem diversos modelos de petiscos para cães disponíveis nos pet shops. Há uma enorme variedade de sabores, texturas, formatos e aromas, desenvolvidos especialmente para atender todos os tipos de caninos.
A princípio, todas as guloseimas feitas para cães são apropriadas para o consumo. O problema está na composição de cada produto. Os donos devem ficar atentos ao rótulo do petisco para cães antes de comprar, pois determinados ingredientes não são indicados para a condição do seu companheiro.
Como esse é um assunto que costuma causar bastante dúvidas nos tutores, nós da Agroverde preparamos um pequeno guia para que você consiga decidir entre dar ou não petiscos para seu cachorro. Acompanhe!
Qual a recomendação dos veterinários sobre petisco para cães?
Em primeiro lugar, deve-se notar que nem todos os alimentos saudáveis para os seres humanos são saudáveis para cães e alguns alimentos são até proibidos para eles!
Entretanto, existe uma grande variedade de frutas e legumes que podem ser usados como petisco para cachorro? Sim, é isso mesmo!
Mas sempre tome cuidado para não exagerar na dose e consultar um veterinário para garantir que o pet não tem intolerância a nenhuma delas. Aqui estão algumas ótimas opções de petiscos naturais para cães:
● Caqui
● Batata doce (sempre cozida)
● Maçã
● Banana
● Melancia
● Cenoura
● Manga
● Abóbora
● Nabo
Lembre-se de sempre retirar cascas e sementes, pois muitas são tóxicas e podem fazer com que o cachorro se engasgue. Lembre-se também de que nada pode ser dado em excesso: pequenas quantidades desses alimentos são suficientes para dar nutrientes ao seu peludo e deixá-lo feliz!
O que devo considerar antes de oferecer ao meu bichinho?
Muitos são os benefícios dos petiscos, mas é importante que você tome alguns cuidados ao dar esse tipo de alimento para o seu cão. Primeiro, eles não podem substituir a ração do seu cachorro e precisam ser oferecidos com moderação.
A maioria dos petiscos possuem proteínas, corantes e sódio, além dos flavonóides, responsáveis pelo sabor irresistível desses snacks. O problema é que a quantidade dessas substâncias costuma ser mais elevada em relação à ração. Por isso, sempre opte por produtos de qualidade e boa procedência, afinal, o seu cachorro merece o melhor, não é mesmo?!
Qual a quantidade ideal para oferecer petisco para cães?
Muita gente se pergunta qual a quantidade ideal de petiscos que um cachorro deve comer por dia.
Há diferenças do cão saudável e ativo para um cachorro idoso ou que está acima do peso. Assim como a ração, os petiscos devem ser oferecidos de acordo com o peso e saúde do cachorro. O ideal é variar de 2 a 10 unidades por dia, dependendo do tamanho do cãozinho.
Petiscos industrializados: pode ou não?
Hoje em dia existem diversas marcas que produzem “ossinhos” feitos apenas de partes animais desidratadas ou ossos mesmo, materiais que não prejudicam a saúde do peludo.
Esses ossinhos naturais são seguros e substituem aqueles famosos ossos brancos de couro bovino vendidos em supermercado (eles soltam pedaços e têm alvejantes químicos perigosos).
Além de estarem se popularizando em petshops físicas, também são facilmente encontrados em nossa loja online.
Se preferir, você mesmo pode fazer petiscos para o seu cachorro! Existem opções de snacks naturais para fazer em casa mesmo. Aliás, várias dessas receitas você pode até mesmo provar – muitas parecem deliciosas! – e substituem os petiscos industrializados.
Lembre-se de que o petisco para cães deve ser dado com moderação e que é indispensável levar o peludo ao veterinário nutrólogo antes de alimentá-lo com algo diferente da ração. Se tudo for feito com cuidado, seu cão vai ficar muito mais feliz na hora do petisco – e você bem mais tranquilo!
Aqui na Agroverde você pode encontrar diversas opções de petiscos para dar ao seu cãozinho. Agora que você já sabe como inserir esse agradinho na dieta dele, não deixe de conferir as opções de petiscos disponíveis em nossa loja!
Siga a gente nas redes sociais e conheça mais o nosso trabalho!
E, se precisar de alguma coisa, é só visitar nossa loja online ou correr para a unidade mais próxima de você!