4 dicas para eliminar pulgas e carrapatos
Cães e gatos podem pegar pulgas e carrapatos de diversas maneiras, até porque carrapatos sobrevivem durante muito tempo sem um hospedeiro e podem percorrer uma boa distância à procura de um novo.
Os pets podem se tornar hospedeiros através do contato com o cachorro da casa ao lado que carregava os parasitas, pelo jardim da casa, no passeio pela rua ou no hotelzinho que ficaram quando os donos foram viajar.
Dentro de casa, esses parasitas se reproduzem rapidamente e podem causar uma infestação em questão de dias. As pulgas e carrapatos não permanecem apenas no cachorro, eles costumam se esconder pela casa também.
Existem várias doenças transmitidas por eles que podem infectar tanto os animais quanto as pessoas. As mais comuns são a doença da arranhadura do gato, transmitida pela bactéria Bartonella, presente na pulga e que também pode infectar o homem, e a doença do carrapato.
Por isso, ficar livre desses parasitas é de extrema importância não só para o conforto do animal quanto para a saúde da casa, e apenas aplicar produtos antipulgas e carrapatos no animal não é o suficiente!
Nós da Agroverde criamos aqui um guia com 4 dicas para você ficar livre de uma vez por todas desses parasitas!
Vamos lá:
1. Isole seu bichinho
Primeiramente, ao notar que seu bichinho está infectado com algum desses parasitas, deve-se isolar o cão ou gato. As pulgas e carrapatos têm preferência pelos animais mais peludinhos, sendo eles um ótimo lugar para se reproduzirem.
Limitando a área de circulação do bichinho e seu contato com outros cães e gatos, diminuem as chances de infestação.
2. Capriche na limpeza do ambiente
Esses animais costumam se esconder pela casa toda, principalmente nos cantos mais escuros e quentes, como as caminhas dos pets, cantos dos móveis, atrás de quadros e em cobertores e tapetes. Por isso, lave com água quente e vinagre os itens com os quais o cachorro ou o gato tiver mais contato, já que podem existir ovos nesses locais.
Uma ótima forma para limpar a casa retirando esses parasitas é passar o aspirador de pó. As pupas de pulgas, diferente do carrapato em sua fase inicial, não são visíveis aos olhos. Portanto, a limpeza dos mínimos detalhes é necessária.
No caso de uma infestação, é importante administrar pesticida em toda a casa. Desta forma, eliminam-se as pragas dos pisos (principalmente os de madeira, onde os ovos ficam entre as tábuas) e móveis. Mas lembre-se: as instruções de uso devem ser seguidas à risca e todo cuidado é pouco, afinal, se trata de veneno!
Além de eliminar pulgas e carrapatos do ambiente, devemos fazer o controle mensal com antipulgas e carrapatos. Assim, prevenimos novas infestações e diversas doenças dentro de casa.
3. Remédios para eliminar pulgas e carrapatos: quais e quando usar?
Existem diversos tipos do produto: sabonetes que os eliminam durante o banho, pipetas, comprimidos e sprays. O produto deve ser específico para pets e o ideal é que um veterinário indique qual a melhor opção de antipulga e carrapato para seu bichinho de acordo com sua idade e saúde. Em nossa loja você pode encontrar opções com ótimo custo benefício, mas certifique-se com o veterinário antes qual a dosagem e a melhor forma para ser aplicada no seu animal.
Se não for caso de infestação, existem alternativas naturais que podem auxiliar na eliminação dessas pragas como vinagre e cravo da índia, por exemplo. Entretanto, muitas dessas receitas divulgadas na internet não possuem eficácia comprovada e podem até fazer mal ao seu pet. Por isso, sempre converse com o veterinário primeiro.
4. Quais as principais doenças que podem aparecer com pulgas e carrapatos?
As pulgas de gatos podem hospedar uma bactéria chamada bartonela (Bartonella spp.). Trata-se de uma doença que passa do felino doméstico para o ser humano, podendo infectar o homem pela picada da pulga ou arranhadura do gato infectado. Os principais sintomas são anemia, febre e perda de peso.
Além disso, as pulgas ainda podem transmitir um parasita intestinal ao pet (Dipylidium caninum) já que, ao se coçar com a boca, a pulga é ingerida dando início ao ciclo do verme. Vermes intestinais causam anemia e dores abdominais ao animal.
Também existe a famosa “doença do carrapato“. As doenças transmitidas pelo carrapato são mais comuns em cachorros e podem ser contaminados por um ou os dois agentes infecciosos que causam a erliquiose e a babesiose, ambos com alvo nas células sanguíneas, por isso são chamados de “hemoparasitose”. Elas podem levar a graves sangramentos e a anemia, presente nas duas formas da doença. Prostração, queda da imunidade, febre, aumento do baço também são sintomas comuns.
É normal a doença do carrapato ser diagnosticada tardiamente, já que alguns pets não apresentam prostração e a família se dá conta apenas quando a anemia ou sangramento aparecem. Por isso a importância de consultas clínicas com frequência ao médico veterinário.
Fazer o controle mensal para eliminar pulgas e carrapatos é de extrema importância. Afinal, prevenindo sua presença, estamos prevenindo doenças para nós e para seu peludinho. Seu animal, sua casa e sua saúde agradecem!
Aqui na Agroverde você pode encontrar tudo que precisa para manter seus bichinhos e sua casa livres desse parasita.
Siga-nos nas redes sociais e conheça mais o nosso trabalho! Acompanhe também o nosso blog, aqui sempre trazemos temas novos!